Gostou do Artigo ? |
Imagina se pudéssemos voltar no tempo, para o dia 26 de maio de 2004. Esse foi o dia em que o Futebol Clube do Porto, essa magnífica equipa lusa, levantou o troféu mais cobiçado do futebol europeu – a Liga dos Campeões da UEFA. Os dragões rugiram mais alto e orgulhosamente hastearam a bandeira de Portugal no pico do futebol europeu. Hoje, ao olharmos para trás, 19 anos depois, revivemos e aplaudimos esse momento de ouro.
Ah, 2003-2004, que época estupenda para o FC Porto! O homem no comando era o carismático e astuto José Mourinho, um jovem treinador com uma ambição e sagacidade contagiantes. O “Special One”, como viria a ser conhecido, transformou uma equipa talentosa numa máquina de vencer, mostrando ao mundo o que é o “futebol à Porto”.
A final da Liga dos Campeões foi em Gelsenkirchen, Alemanha, e os adversários eram os franceses do AS Monaco. E que espetáculo o FC Porto nos proporcionou! Limpou o Monaco com uma vitória arrasadora por 3-0.
Os autores dos golos? Carlos Alberto, Deco e Alenichev. Carlos Alberto, um miúdo de apenas 19 anos, inaugurou o placar, tornando-se um dos mais jovens a marcar numa final da Liga dos Campeões. Deco, que viria a ser eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2004, fez o segundo. Alenichev fechou o pacote com o terceiro.
Essa vitória na Liga dos Campeões foi a cereja no topo do bolo numa temporada mágica para o FC Porto. Os dragões também se sagraram campeões da Primeira Liga e venceram a Taça de Portugal, completando uma trifeta de respeito.
O impacto da conquista do FC Porto foi gigante, mudando para sempre a face do futebol português e europeu. Provou-se que os gigantes podiam ser derrubados, e vários jogadores e, claro, o Mourinho, viram as suas carreiras disparar.
Hoje, 19 anos depois, essa vitória ainda é recordada com um sorriso no rosto pelos portistas e pelos amantes do futebol. É um capítulo que jamais será apagado da história do futebol, uma prova do poder da paixão e determinação dos azuis e brancos.
Então, neste dia, vamos levantar um brinde ao aniversário de um feito monumental no futebol português. A epopeia do FC Porto na Liga dos Campeões é um lembrete de que com trabalho árduo, determinação e um espírito de equipa inabalável, o céu é o limite. Neste dia, há 19 anos, erguemos as nossas taças ao FC Porto, os grandiosos campeões da Liga dos Campeões da UEFA.
📅 #NesteDia em 2004…
🏆 O FC Porto vence o Mónaco por 3-0 e sagra-se campeão europeu pela segunda vez! 🥇
Recorde os golos do triunfo notável dos "dragões" 📺⚽#UCL #UCLfinal @FCPorto pic.twitter.com/2xuOtq4poX
— UEFA.com em português (@UEFAcom_pt) May 26, 2019
Gostou do Artigo ? |