Gostou do Artigo ? |
Chegamos à última jornada da Liga Portugal Bwin e o título de campeão ainda está em jogo. As contas são claras: se o Benfica vencer o Santa Clara, será coroado como campeão.
Um empate praticamente garante o título para as águias, a menos que o FC Porto consiga vencer o Vitória SC por uma diferença de pelo menos onze golos.
Embora seja uma tarefa desafiadora, vale a pena recordar que os Dragões já conseguiram feitos incríveis no passado.
Focando-nos no cenário de um empate do Benfica, que daria uma pequena esperança ao FC Porto, é importante destacar que uma vitória por uma margem de onze golos não é algo impossível para os azuis e brancos.
Na verdade, ao analisar a história do clube no principal escalão do futebol português, descobrimos que o FC Porto alcançou essa diferença de golos em quatro ocasiões, embora isso tenha ocorrido há mais de setenta anos.
As maiores vitórias do FC Porto na história da Primeira Liga foram por uma margem de onze golos. A primeira vez aconteceu na época de 1938/39, quando os Dragões derrotaram o Académico FC por incríveis 1-12.
Nesse jogo, Costuras marcou cinco golos e Carlos Nunes marcou quatro. Na temporada seguinte, o FC Porto repetiu o feito, vencendo o Vitória FC por 11-0, com Slavko Kodrnja e Franjo Petrak (cada um com um hat-trick) como destaques da partida.
Essa diferença avassaladora também foi alcançada em outras duas ocasiões. Em 1941/42, o FC Porto venceu o Carcavelinhos por 12-1, e em 1945/46, derrotaram o Atlético CP por 11-0, com Correia Dias a marcar cinco golos nesse jogo.
É importante salientar que, curiosamente, o FC Porto conquistou o título em apenas duas dessas temporadas (1938/39 e 1939/40), enquanto o Belenenses (1945/46) e o Benfica (1941/42) levaram o troféu nas outras duas.
A história mostra que o FC Porto já alcançou resultados impressionantes no passado e nós adeptos portistas somos conhecidos por acreditar-mos até ao fim e, no futebol, tudo é possível.
Independentemente do desfecho desta época, uma coisa é certa: o FC Porto nunca desiste e continua a lutar até ao último minuto, sempre com o objetivo de conquistar títulos e deixar a sua marca na história do futebol português.
Gostou do Artigo ? |