ImprensaMercado de Transferências

O FC Porto vai conseguir fazer €50 milhões em vendas até sexta-feira?

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

Com o objetivo de cumprir as regras do fair-play financeiro da UEFA e evitar incumprimentos, a SAD do FC Porto tem a obrigação de garantir um encaixe financeiro de 50 milhões de euros em mais-valias até a próxima sexta-feira.

Uma possível venda de Diogo Costa ao Chelsea, com pagamento imediato, resolveria a situação financeira dos azuis e brancos de imediato. No entanto, os clubes interessados nos jogadores mais valorizados da equipa orientada por Sérgio Conceição não estão dispostos a pagar os valores das cláusulas de rescisão.

Apesar disso, os responsáveis portistas não pretendem entrar numa política de saldos, pois isso prejudicaria as finanças do clube e levantaria preocupações no exigente universo azul e branco, que tem questionado a gestão nos últimos anos. No entanto, estão conscientes das regras do mercado atual e podem precisar de ser flexíveis nas negociações para obter dinheiro fresco.

Com um prejuízo declarado de 9,981 milhões de euros no primeiro semestre do atual exercício e um lucro de 40,040 milhões de euros nos dois anos anteriores, o FC Porto não pode ultrapassar os 45 milhões de euros no total do ano, para cumprir com o limite de cinco milhões de euros estabelecido pela UEFA nos últimos três anos.

A venda definitiva de Diogo Leite por 7,5 milhões de euros contribui para esta contabilidade, mas o FC Porto precisa obrigatoriamente de vender um ativo esta semana, sempre com valores na ordem dos 50 milhões.

Como tem sido prática nos últimos anos, a SAD solicitou a ajuda de Jorge Mendes neste processo, uma vez que o empresário possui uma vasta rede de contactos nos principais mercados europeus e agora também no Médio Oriente. Vale destacar que o FC Porto saiu do fair-play financeiro da UEFA após apresentar um lucro de 20,765 milhões de euros na temporada 2020/2021. Para evitar pressões financeiras, o clube precisa realizar vendas. A necessidade de um encaixe financeiro significativo pode levar a SAD a ser menos rígida nos preços das negociações.

Participe! A sua opinião é importante.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

Deixe o seu comentário: