Gostou do Artigo ? |
O FC Porto venceu ontem o Rio Ave no Dragão, com uma vitória pela margem mínima. Evanilson foi a figura do jogo, ao fazer o golo decisivo, mas houve mais jogadores em destaque, quer pela positiva, quer pela negativa. Como habitual, deixo abaixo a pontuação individual dos jogadores e os destaques negativos e positivos.
Pontuação individual
Marche (7)
Sem grande trabalho.Sempre que foi chamado a intervir respondeu com acerto, com o maior destaque a ir para defesa ao remate cruzado do avançado francês do Gil Vicente Léautey, aos 25′.
Corona (7)
Como lateral/ala não esteve particularmente inspirado, mas como extremo a bom nível. Foi o primeiro a criar verdadeiro perigo para a baliza do Gil, fintando vários oponentes, antes de cruzar com régua e esquadro para a cabeça de Toni Martínez, que permitiu ao guarda-redes Denis abrir o livro de uma noite memorável (só não foi mais memorável porque os de Barcelos não levaram pontos, mas ele evitou goleada). Na segunda parte viu o seu rendimento cair a pique.
Mbemba (7-)
Depois de Manchester, confirmou a sua subida de rendimento. Ainda assim teve alguns passes longos mal medidos.
Pepe (7)
Ligeiramente melhor que o companheiro de setor. Está seguro, forte e numa forma imperial. Ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar em duelos, quer pelo chão, quer pelo ar. É o comandante da defesa e isso nota-se ainda mais quando a equipa tem uma tática nova.. A braçadeira assenta-lhe na perfeição.
Zaidu (6)
Desenrasca como central, mas é claramente como lateral esquerdo que se pode evidenciar mais. Foi ele que iniciou a jogada do 3° golo, com uma boa combinação com Nakajima. Como 3° central precisa de melhorar rotinas, embora tenha ganho quase todos os duelos diretos. A sua expulsão aos 73′ fez com que o FC Porto tivesse de sofrer mais de 20 minutos e, por esse motivo, a sua nota não é melhor.
Uribe (6)
Fez um jogo conseguido, como médio mais recuado do vértice. Procurou jogar simples e rápido. Chamado a bater a grande penalidade, no período pós Alex Telles…falhou.
Fábio Vieira (7)
Exibição em crescendo do jovem médio dos dragões. Se a primeira parte foi muito apagada e com pouco rasgo, a segunda foi completamente diferente. Teve 2 oportunidades claras para fazer golo, mas 2 cortes IMPRESSIONANTES de defesas do Gil Vicente impediram a festa.
Nakjima (7+)
Começou mal e algo perdido na nova tática, perdendo algumas bolas. Em termos de atitude, teve sempre bem e aguerrido, como Conceição tanto gosta. Depois de entender a forma de jogar da equipa, subiu de nível e fez a assistência para o golo de Evanilson. Teve alguns remates perigosos e mostrou grande entrega, situação que mereceu alguns aplausos de Conceição. Somou pontos.
BARÓ (6+)
Entrou ao intervalo, para promover uma mudança tática no FC Porto. Embora esforçado, nem sempre conseguiu dar ao FC Porto aquilo que ele precisava. Foi o dono do remate que deu origem ao penalty e ajudou a equipa a defender quando esta ficou com 10.
Mehdi Taremi (6)
Entrou para segurar jogo, quando a equipa já estava reduzida a 10 elementos. Conseguiu-o em algumas vezes e até esteve perto de se estrear a marcar de dragão ao peito, com um remate aos 96′. Ou muito me engano ou pode ser a surpresa na receção ao Olympiakos.
Sarr (6+)
Entrou para fechar o lado esquerdo após expulsão de Zaidu. Teve, tal como em Manchester, muito bem e muito sereno. Mostra que pode ser opção muito interessante, ou para central, ou para lateral. Se Conceição manter a tática na terça-feira, Sarr deve voltar à titularidade. Assim como no próximo jogo do campeonato, visto que Zaidu não será opção. A polivalência do francês é sem dúvida um trunfo.
Sérgio Oliveira (6)
Entrou para refrescar o meio campo e transmitir alguma calma à equipa num momento de maior ascende da equipa visitante. Entrou bem.
Marega (-)
Entrou nos descontos, com ordens para segurar a bola o mais longe possível da baliza, e arrancar faltas. Ajudou a fechar nos momentos em que o Gil tinha a bola
Destaques positivos (+)
Evanilson (8)+
O melhor jogador em campo e mais decisivo. Muito interventivo, a pedir bola e a dar soluções interessantes à equipa. Protege bem a bola, joga muito bem no apoio ou na desmarcação, e naquilo que o acusam de ser o seu ponto mais fraco, teve um fantástico golpe de cabeça à barra, ainda antes de abrir o ativo. Excelente passe de Nakajima e Evanilson, à ponta de lança, a antecipar-se ao defesa e atirar para o fundo das redes. Na segunda parte mandou ainda outra bola à barra. Excelente estreia.
Destauesy negativos (-)
Toni Martínez (5)
Estreia pouco feliz para o avançado espanhol. Muito trapalhão, falhou imensos passes no íncio do jogo. Aos poucos foi-se soltando, mas falhou um golo clamoroso ao minuto 29, após jogada de génio de Corona, ao cabecar à figura de Denis, quando tinha tudo para fazer golo. Num clube como o nosso FC Porto, não podes falhar estas oportunidades Toni. Ainda se está a ambientar à equipa e foi o primeiro sacrificado nos Dragões, para a entrada de Baró, ao intervalo, numa fase em que Conceição quis mudar a tática. Precisa de dar (muito) mais para ser aposta recorrente.
Manafá (5)
Começou muito bem a época, mas nos últimos 3 jogos – ontem inclusive – tem vindo a descer drasticamente de forma. Começou terrivelmente mal o jogo, com imensos passes falhados e com alguns perigosos para a própria equipa. Melhorou quando mudou de flanco, ainda assim muito abaixo do que deve e pode fazer. Espera-se que o Manafá do início da época volte rápido. O FC Porto precisa.
Em suma, houve mais transpiração do que inspiração, mas o que interessa e o que conta é os 3 pontos!
Foco já no jogo de terça-feira!
Força Porto 💙
Gostou do Artigo ? |