Gostou do Artigo ? |
O FC Porto bateu na passada terça-feira o Nacional da Madeira, por 2-4, após prolongamento e seguiu para os quartos de final da Taça. Desde já, peço desculpa pelo atraso do artigo, mas não foi possível antes.
O jogo podia ter trazido dissabores – dos grandes – aos azuis e brancos, mas Evanilson, conhecido como “Lewanilson” no Brasil, evitou males maiores, com o golo do empate a um minuto do tempo regulamentar. Sem mais demoras, vamos à pontuação individual e destaques da partida.
Pontuação individual (0 a 10)
Diogo Costa (7+)
Nanu (7)
Pepe (5+)
Leite (6+)
Sarr (4+)
Sérgio Oliveira (8)
Grujic (6)
Corona (6)
Diaz (7+)
Taremi (8-)
Toni Martínez (6-)
Zaidu (6+)
Otávio (8)
João Mário (7)
Marega (6)
Evanilson (8-)
Loum (5)
Destaques do jogo (+)
Sérgio Oliveira – O médio parece um farol, sempre a indicar o caminho aos colegas. Está com grande confiança e todo o jogo do FC Porto passa por ele. Marcou mais um (belo) golo, o seu 12º da época. Fundamental
Otávio – O baixinho é fulcral em toda a dinâmica dos azuis e brancos. A sua entrada permitiu à equipa jogar mais rápido, de forma mais inteligente, sem no entanto nunca perder o equilíbrio defensivo. Decisivo nos lances do 2-3, com um passe super inteligente para Sérgio Oliveira e no 2-4 para Taremi, após excelente jogada individual. Se não renovar – parece ser cada vez o mais certo – será uma enorme PERDA.
Evanilson – Nem tanto pelo que jogou, mas pelo “peso” que teve na passagem da equipa. Nem 30 segundos depois de entrar, já tinha feito o gosto ao pé. Boa desmarcação e conclusão ainda melhor de pé esquerdo, o seu pior, na primeira vez que tocou na bola. A noite podia ter sido ainda melhor se Evanilson não tivesse um dos falhanços do não. De baliza completamente aberta, o brasileiro conseguiu atirar…para fora. Mostrou qualidade, raça e instinto de matador. Merece mais oportunidades
Destaques do jogo (-)
Sarr – podia ter colocado aqui Pepe – mau regresso do capitão, ou Corona – tarda em não aparecer com regularidade esta época e Conceição tarda em perceber que precisa URGENTEMENTE de descanso – mas Sarr ficou ligado aos 2 golos do jogo. Se já era esperado que não desse a profundidade ao flanco que naturalmente Zaidu dá, também era expectável que fosse mais fiável do ponto de vista defensivo. Mal no primeiro golo, ao dar muito espaço a Riascos para o cruzamento, e mal no segundo ao dar igualmente muito espaço a Riascos, mas desta vez para o remate certeiro do avançado colombiano dos insulares. Em certo momento pareceu que ia ficar com o posto de defesa central, e aproveitar ora as lesões de Pepe, ora de Mbemba, mas foi ultrapassado – e bem – por Leite, e não está com a confiança que já teve no passado. Claramente mais adaptado a uma defesa de 3, como foi o caso nos jogos com o City, onde brilhou. A bem da verdade, também entrou bem em Guimarães.
Gostou do Artigo ? |