Gostou do Artigo ? |
Frederico Varandas vai responder em julgamento às graves acusações sobre Pinto da Costa, em outubro de 2020 (estas recentes também foram alvo de queixa por parte de Pinto da Costa) , em que o chamou de “bandido”.
Estas declarações surgiram na sequência de umas outras, do presidente Pinto da Costa, em que refere que Varandas foi o único beneficiado da Invasão de Alcochete (o que é 100% verdade, diga-se).
“Temos de compreender as pessoas conforme o momento que estão a viver e o seu passado dentro do próprio clube. Houve a invasão de Alcochete, dia negro do futebol português, em que o único beneficiado desse triste acontecimento foi o atual presidente do Sporting”.
Varandas respondeu assim.
“Deixem-me dizer-vos, e agora falando para todos os sócios, para todos os adeptos do Sporting Clube de Portugal, que eu sei que eles merecem há décadas ouvir isto. Está engasgado, está encravado nas gargantas de todos os sportinguistas, e eles merecem ouvir isto de viva voz. Mas não só os sportinguistas, também todos os portugueses que se levantam bem cedo para ir trabalhar e que tentam triunfar na sua vida, não à custa da corrupção, do compadrio, dos esquemas. Para todos eles: pode ter um grande sentido de humor, pode ser uma pessoa culturalmente acima da média, pode ter um currículo cheio de vitórias, mas um bandido será sempre um bandido. E um bandido, no final, um bandido será sempre recordado como um bandido. E o senhor Pinto da Costa, no dia em que se retirar, ou que for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português e irá contribuir muito para que Portugal cada vez mais tenha uma imagem de país de primeiro mundo”.
Os advogados de Pinto da Costa falam em “crime de difamação”, argumentando que, nos termos usados por Frederico Varandas, «formulam-se juízos ofensivos da sua [de Pinto da Costa] honra e consideração, pois foram ditas com a finalidade exclusiva de o vexar, humilhar e envergonhar, sendo que tais afirmações ultrapassaram a simples crítica e o legítimo exercício da liberdade de expressão, assumindo contornos de insulto pessoal, totalmente gratuito e injustificado”. Na mesma nota informam que o presidente do FC Porto «sentiu-se fortemente ofendido e desonrado.»
Hoje de manhã o juiz de instrução do Tribunal Judicial da Comarca do Porto notificou os intervenientes e Varandas foi pronunciado pelo crime de difamação e terá de ir a julgamento por ter chamado «bandido» ao líder dos dragões..
Recorde-se que Varandas voltou a insultar Pinto da Costa antes do clássico no Dragão:
“Não tiro uma vírgula ao que disse, tenho um processo-crime em cima por essas palavras. Disse o que todos os portugueses pensam. É verdade que há os que pensam, mas não se importam muito com isso, mas não é esse o meu caso, nem do Sporting. É por haver tantas pessoas que não se importam com isso, que o país está cada vez mais atrasado e pobre em termos de valores. Acredito no Estado de direito, onde existe liberdade de expressão, assim como acredito que não serei condenado. Se for, guardarei essa condenação ao mesmo nível de todas as condecorações e louvores que tive ao longo da minha vida.”
De acordo com o juiz de instrução, o crime imputado por Pinto da Costa a Frederico Varandas, «traduz-se em proferir considerações àquele [Pinto da Costa] relativas, ofensivos da sua honra ou consideração, através de meio de comunicação social.»
Gostou do Artigo ? |