Gostou do Artigo ? |
A equipa de basquetebol do FC Porto foi à ilha Terceira sofrer uma rara e inesperada derrota na reta final de uma campanha quase imaculada. Com três das principais figuras fora dos convocados para a penúltima jornada da fase regular da Liga, os Dragões perderam por quatro (82-78) em Angra do Heroísmo frente a um Lusitânia que ostenta legítimas aspirações de alcançar os playoffs. Com este resultado, o emblema da Invicta é alcançado pelo da Luz no topo da tabela classificativa e ambos os rivais ficam somente um ponto à frente dos de Alvalade (38).
Fustigados pelas lesões de alguns elementos fundamentais, os portistas apresentaram-se com Marvin Clark II de mão quente. Liderados pelo reforço de inverno para a posição de extremo, os comandados de Fernando Sá cavaram uma vantagem de mão cheia até se começarem a sentir as ausências de Charlon Kloof, Teyvon Myers e Max Landis. Com apenas 14 pontos marcados no segundo período, contra 26 dos insulares, os azuis e brancos saíram para o descanso a perder por sete (43-36).
A toada manteve-se no arranque dos segundos 20 minutos, altura em que Michael Finke se encarregou das despesas ofensivas a par de Miguel Maria, Vlad Voytso e Miguel Queiroz. Pese embora a boa produção ofensiva do quinteto luso-americano, a falta de opções revelava-se fatídica (João Guerreiro também não disputou qualquer minuto) e nem a superioridade no derradeiro quarto (21-28) foi capaz de evitar uma derrota desenhada nas etapas intermédias do encontro.
A primeira fase encerra com um clássico entre Ovarense e FC Porto agendado para sábado na Arena de Ovar (15h00, A Bola TV).
FICHA DE JOGO
SC LUSITÂNIA-FC PORTO, 82-78
Liga Portuguesa de Basquetebol, 21.ª jornada
15 de fevereiro de 2023
Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores
Árbitros: Sérgio Silva, Daniel Oliveira e Sérgio Adegas
SC LUSITÂNIA: Derek Jackson Jr (9), Justin Davis (27), Ryan Weber (10), Deng Geu (14) e Trey Moses (5)
Suplentes: Miguel Romão, Pedro Oliveira (5), Guilherme Rocha, Fernando Ferreira (6), Daniel Relvão (4) e Lamine Banora
Treinador: Nuno Barroso
FC PORTO: Jay Threatt (3), Francisco Amarante (4), Marvin Clark II (10), Michael Finke (18) e Brian Conklin (6)
Suplentes: Miguel Maria (13), Vlad Voytso (10), João Guerreiro, Miguel Queiroz (12) e Keven Gomes (2)
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 43-36
Parciais: 17-22, 26-14, 18-14 e 21-28
Fonte: FC Porto
Gostou do Artigo ? |