Gostou do Artigo ? |
Embora o Olympiakos esteja a atacar forte Zaidu, o FC Porto permanece confiante que o nigeriano já não foge e acredita que a “reserva” verbal funcione, tal como com Taremi e Toni Martinez. Os jogadores estão a par das limitações legais do FC Porto para poderem assinar e, ao que tudo indica, concordam em esperar.
Quem conhece bem o “explosivo” lateral esquerdo é…João Henriques, ex-treinador do Santa Clara, que potenciou as qualidades do jovem lateral nos Açores.
“É um jovem com uma margem de progressão enorme, evoluiu bastante na última temporada ao serviço do Santa Clara, ao ponto de despertar o interesse de grandes clubes europeus como é o caso do FC Porto. Ainda terá pela frente uma fase de aprendizagem, pois, caso se confirme a transferência, irá deparar-se com uma realidade completamente distinta da do Santa Clara. Mas estamos a falar de um jogador explosivo, capaz de furar uma defesa compacta e que, de entre algumas virtudes, é bastante humilde e revela sempre grande vontade de aprender“, explica João Henriques, ciente que Zaidu não irá tremer por chegar ao FC Porto.
Zaidu pode ser lateral e central, mas o ex-treinador do Santa Clara acredita que é a lateral que o jogador tem mais para dar.
“Acho que rende mais como lateral, pois tem espaço para progredir e tirar partido de uma das suas principais armas, que é a velocidade. Mas, como central, também cumpre a missão com grande profissionalismo“. Apesar dos elogios, o anterior timoneiro do Santa Clara salienta que não se pode comparar o nigeirano (por enquanto) com Alex Telles, considerado por unanimidade melhor lateral esquerdo do campeonato.
“O Alex Telles é já um jogador maduro, experiente, capaz de dar ao FC Porto uma série de golos, através de assistências e bolas paradas. O Zaidu, por seu lado, ainda está numa fase de maturação, já com um nível elevado, mas também tem características diferentes. É um lateral mais vocacionado para tirar partido da velocidade, na pro-
fundidade, uma das virtudes do FC Porto treinado pelo Sérgio Conceição“. Como nem tudo são rosas, o treinador que elevou o nível de Zaidu aponta algumas das suas limitações: “Ele cruza bem, mas tem de aprimorar o seu critério. Melhorou imenso desde que chegou ao Santa Clara e foi uma das situações que procurei sempre trabalhar com ele. Ele pode ser determinante nas assistências.”
Enquanto nada se define no futuro de Zaidu, o jogador vai voltar aos treinos nos Açores. Mas a estadia pela nossa linda ilha pode ser curta…porque o Santa Clara vem para o continente estagiar na próxima quinta-feira e Zaidu pode já não voltar. Entretanto, nas férias, Zaidu mostrou grande profissionalismo, treinando afincadamente em Mirandela, terra portuguesa que o acolhei quando chegou da Nigéria.
Gostas desta quase certa contratação?
Gostou do Artigo ? |