Futebol

FC Porto B triunfa em Penafiel

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

Com andamento de primeira liga, o FC Porto B dominou durante a primeira parte em Penafiel, na 26.ª jornada da segunda divisão, e aguentou a vantagem na segunda apesar da pressão adversária, tendo vencido por 2-1. Gonçalo Borges marcou primeiro e assistiu Wendel Silva para o segundo da tarde. Roberto ainda reduziu para os durienses, mas os três pontos foram para os da Invicta, que somam agora 37 e subiram ao sexto lugar da tabela classificativa.

O FC Porto B apresentou-se em Penafiel com várias caras conhecidas que têm ganho experiência na equipa principal, entre as quais Abraham Marcus, que no dia anterior havia feito a estreia sob as ordens de Sérgio Conceição, e João Marcelo, que regressou de lesão.

O domínio portista na primeira parte foi total e começou logo no primeiro minuto de jogo, quando Gonçalo Borges respondeu com um remate que ainda tocou no poste antes de entrar na baliza de Caio Secco a um cruzamento certeiro de Rodrigo Conceição. A vantagem obrigou o adversário a tomar maior iniciativa ofensiva, a partir o jogo e, aproveitando a velocidade de Marcus e de Gonçalo Borges, os bês azuis e brancos voltaram a criar sobressalto no primeiro terço duriense. Aos 34 minutos, após uma recuperação de Vasco Sousa, o 98 arrancou, deixou no 70 que, inclinado sobre o lado direito do ataque, cruzou com precisão para Wendel Silva encostar e festejar o segundo golo.

Novamente com os dois extremos como protagonistas, o FC Porto B ficou muito perto do terceiro ainda antes do intervalo: Gonçalo Borges acelerou pela direita e deu para Marcus, que tirou vários oponentes do caminho e viu o remate ser prensado e ficar a centímetros de trair Caio Secco (37m). O resultado só pecava por escasso na ida para os balneários (2-0).

À procura de reduzir a diferença no placar, o Penafiel teve mais posse de bola e aproximou-se da defensiva dos Dragões. Aos 58 minutos, Roberto conseguiu mesmo devolver a margem mínima ao encontro ao cabecear com potência para o fundo das redes de Francisco Meixedo (2-1). Em alerta pelo golo sofrido, os pupilos de António Folha melhoraram a gestão da posse de bola, acalmaram o ímpeto dos da casa e por muito pouco não voltaram a aumentar a diferença no placar. Após uma combinação à direita entre Marcus e Rodrigo Conceição, o lateral desmarcou Bernardo Folha que, já dentro da área, encontrou Vasco Sousa, mas o remate do médio, que estava de parabéns pelo 20.º aniversário, saiu ligeiramente acima do pretendido.

Resilientes e maduros, os portistas conseguiram aguentar o impulso adversário, podiam ainda ter marcado pela terceira vez – Caio Secco, qual central, cortou a bola de carrinho a Rodrigo Pinheiro quando este seguia isolado para a baliza –, mas manteve-se o 2-1 no placar até ao final dos 90 minutos.

“Vir a Penafiel é sempre especial, tenho muitos amigos cá, passei aqui cinco anos maravilhosos da minha vida. A equipa entrou muito bem, melhor não podia ser, e a equipa sentiu-se confortável. Continuámos na nossa estratégia até ao intervalo, mas sabíamos que o Penafiel era uma equipa difícil. Não nos deixaram construir como gostamos, pressionaram a primeira linha, os jogadores não conseguiram perceber onde estava o espaço. Se o jogo estava a dar-nos mais espaço nas costas, tínhamos de aliviar a pressão, mas não conseguimos e valeu o resultado pela primeira parte que fizemos”, afirmou António Folha no final do encontro.

O FC Porto B volta a entrar em campo no sábado, no Olival (15h30, Porto Canal/FC Porto TV), frente ao Trofense.

FICHA DE JOGO

PENAFIEL-FC PORTO B, 1-2
Liga Portugal 2, 26.ª jornada
3 de abril de 2023
Estádio Municipal 25 de abril, em Penafiel

Árbitro: João Afonso
Assistentes: João Pedro Morte e João Martins
Quarto árbitro: Álvaro Mesquita

PENAFIEL: Caio Secco; Rúben Freitas, Filipe, João Miguel, Simão, Reko, João Oliveira, Adriano, Vasco Braga, Roberto (cap.) e Édi Semedo
Substituições: Vasco Braga por Feliz Vaz (75m), Édi Semedo por Adílio Santos (82m), Rúben Freitas por Afonso Figueiredo (83m) e Adriano por Rodrigo Valente (89m)
Não utilizados: Macedo, Lucas, Silvério, Bruno Pereira e Tipote
Treinador: Hélder Cristóvão

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Conceição, João Marcelo, Zé Pedro (cap.), João Mendes, Bruno Costa, Bernardo Folha, Abraham Marcus, Vasco Sousa, Gonçalo Borges e Wendel Silva
Substituições: Gonçalo Borges por Nilton Varela (69m), Vasco Sousa por Samba Koné (81m), Wendel Silva por Rodrigo Pinheiro (82m), Bernardo Folha por Sidnei Tavares (89m) e Bruno Costa por Rodrigo Fernandes (89m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Romain Correia, Martim Fernandes e Luan Brito
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Gonçalo Borges (1m), Wendel Silva (34m) e Roberto (58m)
Disciplina: cartão amarelo a Vasco Braga (71m) e a Bernardo Folha (85m)

Fonte: FC Porto

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

Deixe o seu comentário: