Gostou do Artigo ? |
O objetivo imediato não foi alcançado, mas a AJM/FC Porto continua a ter a faca e o queijo na mão para se sagrar bicampeã de voleibol feminino. No terceiro jogo da decisão frente ao Leixões, o segundo do fim de semana no Dragão Arena e o 42.º da temporada, as detentoras do cetro nacional perderam frente ao Leixões por 3-1 e não fecharam as contas do título à primeira oportunidade. A eliminatória muda-se agora para Matosinhos e, se necessário for, o quinto jogo terá lugar novamente na Invicta.
O encontro arrancou muitíssimo equilibrado e com a AJM/FC Porto a apostar tudo na capacidade ofensiva de Ana Gamboa – a melhor pontuadora da Liga -, estratégia que resultou até ao momento em que as matosinhenses passaram a ser capazes de castigar as falhas técnicas portistas e de assumir o comando do marcador, vencendo o primeiro set da série logo ao segundo ponto que dispuseram para tal.
A partir daí, também devido ao inestimável contributo de um Dragão Arena lotado e efervescente, o figurino inverteu-se, surgindo a igualdade no marcador ao 25-20. O Leixões recompôs-se, apresentou-se de cara lavada no terceiro parcial e obrigou Carlos Carreño a gastar dois timeouts ainda a contagem ia em 4-10, porém a desvantagem da formação da casa já era demasiado expressiva e o 1-2 ficou selado ao cabo de 28 minutos.
Com uma equipa forçada a vencer para se manter em jogo e outra obrigada a fazer o mesmo para se manter em prova, o quarto set foi o mais disputado até então. Notoriamente mais confortáveis nos momentos quentes do encontro, as forasteiras foram-se alimentando das adversidades e levaram a eliminatória para casa (19-25).
“O Leixões jogou ao seu nível. Sabíamos que não tinham estado tão bem nos últimos jogos, porque uma equipa de qualidade. Fizeram algumas alterações que os favoreceram e nós não encontrámos a fórmula para manter o acerto do passado fim de semana e isso equilibrou o jogo. Estes adeptos sentem muito o clube, têm muita vontade de ganhar e estão aqui por isso, para ver a equipa lutar mesmo nas derrotas. Na pior das hipóteses cá estaremos para definir este campeonato, mas antes disso ainda temos um jogo em Matosinhos na próxima semana e não esperamos voltar cá, porque tencionamos ganhar lá”, declarou Carlos Carreño após o término da contenda.
O próximo jogo da final está agendado para as 16 horas de domingo, dia 1 de maio, na Nave Ilídio Ramos.
FICHA DE JOGO
AJM/FC PORTO-LEIXÕES, 1-3
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, Play-off, final, Jogo 3
24 de abril de 2022
Dragão Arena
Árbitros: Vítor Gonçalves e José Caramez
AJM/FC PORTO: Joana Resende e Mafalda Morais (líberos); Aline Delsin, Adriani Vilvert, Ana Couto, Ana Gamboa, Fernanda Isis, Janaina Vieira, Bruna Gianlorenço, Graziele Souza, Juliana Souza, Renatinha e Beatriz Moreira
Treinador: Carlos Carreño
LEIXÕES: Beatriz Basto e Adriana Monteiro (líberos); Fabiola Gomes, Eliana Durão, Eugénia Nosach, Viviane Isidoro, Juliana Antunes, Victória Pinto, Helena Monteiro, Gabriela Coelho, Carina Moura, Maria Santos, Maria Inês Peneda e Carolina Costa
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 21-25; 25-20; 17-25; 19-25
Gostou do Artigo ? |